SECRETARIA MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAIBI PARTICIPA DE FÓRUM TCE EDUCAÇÃO EM CHAPECÓ SOBRE DEBATES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E PRIMEIRA INFÂNCIA

Aconteceu nesta terça e quarta-feira (17 e 18), em Chapecó, o 6º Fórum TCE Educação, um evento que reuniu autoridades, especialistas e profissionais da educação. O evento, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), discutiu estratégias e desafios relacionados à gestão educacional e à proteção à primeira infância.
Ao longo desses dois dias, foram abordados tópicos fundamentais para o progresso educacional do estado. O destaque do primeiro dia foi a palestra de abertura ministrada por Maurício Holanda Maia, Secretário da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase) do Ministério da Educação. O tópico central girou em torno da importância da Educação Pública como um direito universal e condição essencial para o fortalecimento da democracia. A programação do evento incluiu não apenas palestras de alto nível, mas também momentos de interação e compartilhamento de conhecimento. O segundo dia, em particular, concentrou-se em questões relacionadas à primeira infância e à relevância de priorizá-la nos planos municipais de educação. Dentre os pontos altos do segundo dia, as palestras abordaram programas de apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) destinados a fomentar a educação básica. Também foram discutidos aspectos práticos de licitações na área da educação sob a perspectiva do TCE/SC, além de temas como consolidação de dados educacionais, plano de carreira e sustentabilidade orçamentária, plano de gestão escolar e planejamento orçamentário para cumprir as metas dos Planos de Educação. Esta iniciativa do TCE/SC reforça o compromisso das autoridades e especialistas com o fortalecimento da educação e a proteção da primeira infância em Santa Catarina. O evento proporcionou um ambiente propício para aprimorar as políticas públicas de educação no estado. O 6º Fórum TCE Educação em Chapecó representa mais um passo em direção a uma educação de qualidade e ao investimento no futuro da primeira infância, garantindo que as próximas gerações tenham acesso a uma educação de excelência desde os primeiros passos em direção ao conhecimento.

Ascom – com informações da AMERIOS