NOVO COMPONENTE CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL JÁ ESTÁ IMPLANTADO NA ESCOLA PEDRO IVO CAMPOS EM CAIBI

A informática é algo primordial na vida da criança, pois através dela a criança pode ampliar a construção de conhecimentos. Nesse sentido, é capaz de desempenhar um papel essencial no desenvolvimento infantil, contribuindo para a aquisição de saberes e a formação integral. A rede municipal de ensino de Caibi, tem-se por objetivo esse componente curricular com o intuito de democratizar o acesso aos meios de comunicação moderna, incentivando o desenvolvimento dos processos cognitivos, sociais e afetivos, utilizando o computador e as demais mídias para práticas pedagógicas nos diversos componentes curriculares, incentivando a descoberta tanto do aluno quanto do professor e preocupando-se com “quando”, “por que” e “como” usar a informática para que a mesma contribua efetivamente para a construção do conhecimento.

Na manhã desta segunda-feira (13), a Secretária Municipal de Educação Cultura e Esporte, Ducelia Naibo esteve visitando a Escola Reunida Municipal Pedro Ivo Campos para conferir o funcionamento da sala de Informática, onde hoje conta com 20 computadores para atender as turmas do Ensino Fundamental e o atendimento se dá duas vezes semanais com professor específico.

Para a Secretária Ducelia, “com a atualização do plano de cargos e salários do magistério e com a reestruturação do Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Caibiense e atendendo a legislação de 1/3 hora atividade, foi necessário a alteração da matriz curricular do ensino fundamental incluindo um novo componente, que é “Informática Educativa”, que visa oportunizar os estudantes a ter um contato com o mundo digital. Este componente vem ao encontro dos avanços e das inovações tecnológicas que o mundo exige” destaca.

Em janeiro de 2023 o Congresso Nacional sancionou a Lei nº 14.533 de 11 de janeiro de 2023 que institui a política nacional de estrutura digital a fim de potencializar os padrões e incrementar os resultados das políticas públicas relacionadas ao acesso da população brasileira a recursos, ferramentas e práticas digitais, com prioridade para as populações mais vulneráveis. Hoje a informática é uma ferramenta diária nas nossas vidas.