BALANÇO POSITIVO DE 2022 PELA SECRETARIA DE AGRICULTURA DE CAIBI

A Secretaria Municipal de Agricultura de Caibi está findando 2022 com vários trabalhos realizados em prol do munícipe Caibiense.

Conforme destaca o Secretário de Agricultura, Sérgio Werlang, durante o ano de 2022 foram realizados cursos de nota fiscal eletrônica, seminário de agricultura com palestras voltada aos produtores rurais e a participação dos alunos da Casa Familiar Rural, além de palestras sobre gado de corte. Também foram realizados cursos de inseminação artificial e curso de apicultura.

O município de Caibi também foi contemplado com 450 cestas básicas vindas da Defesa Civil através do Governo Federal por conta da estiagem. Foram realizadas mais de 20 limpezas em reservatórios de água, mais de 30 proteções de fontes e a construção, através da Defesa Civil, da ponte na Linha Aparecida, com 12mX6,25m, melhorando e dando mais segurança ao trafego de veículos naquela localidade.

Ainda através da Defesa Civil, foram conquistados reservatórios de água para todas as comunidades, melhorando assim a situação em casos de estiagem.

Durante 2022, foram abastecidos 934 botijões de nitrogênio onde foram distribuídos aos produtores 10.409 litros do mesmo, e a aquisição deste nitrogênio foi através do CONDER (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional), gerando uma economia de aproximadamente R$ 1.000,00 mensais.

Também foram entregues 1.600 mudas de árvores frutíferas através do programa Pomar Doméstico, beneficiando 160 famílias com 10 mudas diversas de frutíferas.

Conforme destaca Sérgio, “durante o ano, fizemos diversas visitas, vistorias, auxiliamos os produtores com diversos programas afim de levar mais qualidade na sua produção, gerando mais renda ao produtor. Encerramos o ano já planejando 2023, onde iremos em busca de mais recursos para nosso produtor caibiense”.

Médica Veterinária:

A médica veterinária Martina De Bona realizou no ano de 2022, mais de 300 atendimentos, entre clínicos, cirurgias e orientações aos produtores. Inspeção nos estabelecimentos que tem o SIM (Serviço de Inspeção Municipal), distribuição de mais de 5.500 doses de sêmen gratuitamente aos produtores, juntamente com bainhas e luvas para a inseminação. Além de diversos outros trabalhos realizados pela mesma.