CAIBI PARTICIPA DO VI FORUM UNDIME/SC E REGIÃO SUL

A Secretaria Municipal de Educação de Caibi Ducelia Naibo e a Coordenadora Pedagógica Beatriz Andreolli, participaram nos dia 5 e 6 de maio do VI Fórum Estadual UNDIME/SC e Região Sul, em Florianópolis, com o tema: EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE TRANSIÇÃO.

Foram dois dias de muito aprendizado e debates sobre a educação dos municípios e os desafios após o período de pandemia. O Fórum contou com a presença do Ministro da Educação Vitor Godoy Veiga, que anunciou a política Nacional de Aprendizagem, conjunto de programas e ferramentais que serão utilizadas para combater os efeitos da pandemia na Educação. Veiga destaca “quando trabalhamos pela educação, trabalhamos para nossas crianças e adolescentes. Sem apoio de todo e qualquer profissional da Educação, sejam gestores, professores, merendeiras… não é possível mudar a Educação de um País.” Secretário Estadual de Educação Vitor Balthazar, “enfatizou a qualidade da Educação Catarinense, que as pessoas que fazem gestão e a Educação na prática estejam juntas, podendo compartilhas experiência e proposta”. Secretário de Educação Básica (MEC) Mauro Luiz Rabelo, abordou programas e ferramentas do MEC, novo sistema de avaliação Básica (SAEB), programa de inovação educação conectada e laboratórios de criatividade e inovação para a Educação Básica (LABCRIE), Rabelo destaca a importância do regime de colaboração entre os gestores dos âmbitos nacional, estadual e municipal. “As ações na educação só acontecem de fato, na forma de diálogo, destaca Rabelo”.

No evento estiveram presente o Promotor de Justiça do Ministério Público SC, João Botega (MPSC) e Tribunal de Contas de Santa Catarina Gerson Sicca (TCE/SC). Os mesmos enfatizaram a importância que o gestor Municipal tem em observar os gastos em Educação e o cumprimento do Plano Municipal de Educação.

O momento de grande expectativa foi a presença do professor, escritor e psicólogo clinico, Rossandro Klinjey, trouxe análise sobre a vida em sociedade, comportamento humano, saúde mental e emocional, diálogo e a convivência entre família e escola. Destaca “A inteligência emocional foi muito testada durante a pandemia, a necessidade das pessoas estarem juntas, aprimorando essa capacidade de parceria foi fundamental. Todos vivenciaram a pandemia de forma coletiva mas a forma que cada um vivenciou foi particular.”

Conforme destaca a Coordenadora Pedagógica, “estamos num período de transição, como destaca o tema da conferência, muitos desafios para os gestores, professores e toda comunidade escolar, após este período que passamos de pandemia, muitos de nossos alunos precisam que tenhamos um olhar diferenciado, pois passaram de ano sem ter o contato com a escola e professor, dificultando o trabalho pedagógico, por mais esforços que o professor tenha feito, nossos alunos precisam recuperar esta defasagem”.

Para a Secretária, “podemos dizer que foi muito proveitoso este fórum, pois a atuação dos gestores municipais e muito importante para que possamos superar os desafios que a pandemia provocou. Portanto, muito trabalho pela frente”.