SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAIBI INSCREVE PROJETO EM CONGRESSO CATARINENSE DE SAÚDE

O município de Caibi inscreveu o projeto “1º CIRCUITO DA MULHER NA ATIVA” no VII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina e na 4ª Mostra Catarinense “BRASIL, AQUI TEM SUS”, que acontecerá no município de Blumenau de 11 a 13 de maio de 2022.

Conforme destaca a Diretora de Saúde de Caibi, Manuela Ferronato, “inscrevemos este projeto com o objetivo de divulgar os trabalhos realizados pela Secretaria de Saúde. Este, em especial, tem o objetivo de ver a mulher como um todo, focando no autocuidado e consequentemente elevação da auto estima, apontando possibilidades de incluir no seu dia-a-dia a prática de terapias alternativas, terapêuticas, auxiliando assim na redução do uso de medicamentos no tratamento”, destaca Manuela.

Ainda conforme Manuela, estarão participando do evento em nível estadual além da diretora, o Secretário de Saúde Nédio Peroza e a enfermeira e responsável pela sala de vacinas e setor epidemiológico Rubia Paula Perin.

LEMBRE O PROJETO

Valorização da mulher, oferecer momentos de alegria, empoderamento e orientação para elas.

Este foi o objetivo do 1º Circuito Mulher na Ativa, realizado no dia 16 de março na praça municipal de Caibi, evento este organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social e Administração Municipal, com apoio do Sicredi e Sebrae.

Durante o evento, foram realizados cortes de cabelo e escovas pela profissional Aline do Salão Espaço da Mulher e as profissionais Elaine, Heloísa e Kelli do salão Espaço Vip. Também a profissional Maria Emília do Salão Maria Marias realizou o design de sobrancelhas para as mulheres presentes.

A Pastoral da Saúde também esteve presente, com orientações de chás, produtos naturais e demais atendimentos que a Pastoral realiza.

O setor de Identificação da Prefeitura esteve realizando orientações quanto a documentações, profissionais de saúde realizaram orientações, como dentistas, médicos, fisioterapeutas, nutricionista, psicóloga, farmacêutica, setor de vigilância sanitária e endemias, testes de HIV, diabetes, hepatite e sífilis, aferição de pressão arterial entre outros. Também teve demonstração de auriculoterapia, limpeza de pele, reiki e constelação familiar com a profissional Rosemeri Broetto. A Secretaria de Assistência Social esteve presente, fazendo a orientação sobre os diversos programas que são de competência do setor e também animando as mulheres, a profissional Cristiane Carniel e sua equipe.

Para a Diretora de Saúde, Manuela Ferronato, idealizadora do evento “o circuito teve como objetivo demostrar não somente o quanto o problema saúde precisa ser debatido, mas também a valorização da mulher, o cuidar no contexto da saúde. Com isso foi ofertada diversas atividades de valorização da mulher, do conhecimento como um todo”, finaliza.