SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA DE CAIBI AVALIA 2023 COMO UM ANO POSITIVO

A Secretaria Municipal de Agricultura de Caibi está findando 2023 com vários trabalhos realizados em prol do munícipe Caibiense.

Conforme destaca o Secretário de Agricultura, Sérgio Werlang, durante o ano de 2023 foram realizados cursos de nota fiscal eletrônica, seminário de agricultura com palestras voltada aos produtores rurais e a participação dos alunos da Casa Familiar Rural, além de palestras sobre cigarrinha do milho. Também foram realizados curso de casqueamento de bovinos e cursos de apicultura. Foram realizadas 09 limpezas em reservatórios de água, mais 07 proteções de fontes. Durante 2023, foram abastecidos 1.026 botijões de nitrogênio onde foram distribuídos aos produtores 10.264 litros do mesmo, e a aquisição deste nitrogênio foi através do CONDER (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional), gerando uma economia de aproximadamente R$ 1.000,00 mensais.

Também foram entregues 1.010 mudas de árvores frutíferas através do programa Pomar Doméstico, beneficiando 101 famílias com 10 mudas diversas de frutíferas.
Da Defesa Civil foram recebidos kits metálicos que serão utilizados para a construção de mais 5 a 6 pontes.

Foram pagos durante 2023 mais de R$ 430.000,00 em incentivos de horas máquina; onde os produtores fizeram várias melhorias e investimentos em suas propriedades; trazendo um melhor aproveitamento da área e também uma valorização em sua propriedade.

-Médica Veterinária:

A médica veterinária Martina De Bona realizou no ano de 2023, mais de 400 atendimentos, entre clínicos, cirurgias e orientações aos produtores. Inspeção nos estabelecimentos que tem o SIM (Serviço de Inspeção Municipal), distribuição de mais de 5.500 doses de sêmen gratuitamente aos produtores, juntamente com bainhas e luvas para a inseminação. Além de diversos outros trabalhos realizados pela mesma.

-Feira frutos da terra

Feirantes que tem produtos de origem animal estão legalizados; produzindo e sendo orientados por duas Médicas Veterinárias; trazendo muita segurança aos produtos.

– CONDER

Foram feitas através do CONDER em torno de 80 licenças ambientais.

Conforme destaca Sérgio, “durante o ano, fizemos diversas visitas, vistorias, auxiliamos os produtores com diversos programas afim de levar mais qualidade na sua produção, gerando mais renda ao produtor. Encerramos o ano já planejando 2024, onde iremos em busca de mais recursos para nosso produtor Caibiense”, finaliza.