SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL AVALIA O ANO DE 2023

A Secretaria Municipal de Assistência Social Caibi, através do CRAS  e da Proteção Social Especial ofertaram os serviços socioassistenciais no ano de 2023, tendo como público crianças, adolescentes, mulheres e idosos, tendo como foco o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Foi um ano produtivo para a pasta.

Em conversa com a Secretária Municipal de Assistência Social, Camila Conte Portes, ela apresenta alguns números significativos:

– Na PSE (Proteção Social Especial) foram 389 atendimentos, 107 visitas e 30 famílias acompanhadas durante o ano. Também foi feito atualização da lei sobre o serviço de acolhimento familiar, bem como a capacitação da equipe técnica e das famílias cadastradas no serviço, ressaltando que ainda é possível às famílias que queiram participar do serviço a realização de inscrição junto a Secretaria Municipal de Assistência Social.

– O CRAS realizou aproximadamente 1.486 atendimentos; atendeu 04 grupos de PAIF e acompanha à domicílio 17 idosos e também faz o acompanhamento de 91 famílias.

– No programa CadÚnico, foram atualizados 191 cadastros e realizada a inclusão de 42 novos e 08 orientações sobre o CadÚnico. Ainda neste setor, foi realizado aproximadamente 120 visitas domiciliares por assistente social de fora do município, com o objetivo de atualizar cadastros com alguma inconsistência.

– Por meio da Sicredi foi recebido de doação três computadores.

– Por intermédio da Secretaria foi criado o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM, a atualização da Lei Municipal que regulamenta o Conselho Tutelar. A Secretaria Municipal assessorou o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente durante todo o processo de escolha dos novos conselheiros tutelares que tomarão posse em 10 de janeiro de 2024.

Em 2023 foi realizado a conferência municipal da Assistência Social, bem como a participação de representantes do município na conferência Estadual da Assistência Social.

Durante o mês de outubro a secretaria municipal, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos do idoso, deu início ao debate com a rede de atendimento sendo: assistência social, saúde, educação, cultura e esporte, Coordenação dos grupos de idosos,  sobre a necessidade de realizar o diagnóstico da pessoa idosa para levantar junto a este público as necessidades e prioridades para os mesmos e destacamos que o mesmo está na fase da pesquisa que está sendo realizada pelos agentes comunitários de saúde. Durante todo ano de 2023 os técnicos da Secretaria participaram das reuniões mensais da rede de atendimento a criança e do adolescente, tendo como objetivo discutir o atendimento a este público.

SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O SCFV atendeu durante o ano de 2023 em torno de 107 crianças e adolescentes com ações mensais, onde diversos temas foram trabalhados com os mesmos. No mês de março foi trabalhado o acolhimento; abril o renascimento; maio a proteção; junho o preconceito e o dia do município; julho os direitos e deveres; agosto lilás o respeito a vida; setembro a prevenção, bullyng, setembro amarelo (suicídio); outubro com a valorização do idoso e da criança; novembro a conscientização e o dezembro vermelho onde se trabalhou o natal e a aids. Também foi promovida a palestra no Agosto Lilás, que teve como tema a Violência Contra a Mulher, com a Policial Civil Jessica Martinelli, e dois encontros com as famílias do SCFV com mais de 150 pessoas presentes em cada.

Destacando ainda as oficinas da CUFA, com diversas atividades para as crianças e adolescentes e a participação no grande desfile do Doce Natal, com a oficina de circo, que foi motivo de muitos aplausos da plateia.

Um destaque deste final de ano é a contração através de concurso público, de um assistente social e uma psicóloga para o atendimento na Proteção Social Especial de média e alta complexidade, sendo esta proteção a que atende as famílias e indivíduos em situação de violência e outros. O concurso vem garantir a continuidade do atendimento pelos mesmos técnicos, possibilitando assim, uma melhoria significativa nos serviços ofertados a população de Caibi.

Conforme destaca a Secretária de Assistência Social, Camila Conte Portes, “primeiramente agradecer minha equipe por todo o empenho e comprometimento durante este ano e dizer que sem eles nada seria possível. Agradecer também por tudo o que foi desenvolvido: pelas ações, auxílios, visitas, reuniões, acolhimentos e acompanhamentos. Também quero aproveitar a oportunidade para desejar a todos um Feliz Natal e Próspero 2024”, finaliza.