SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE – AVALIAÇÃO POSITIVA DO ANO DE 2022

O ano de 2022, para a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, foi um ano de muitas conquistas e avanços. O retorno das atividades neste ano de 2022 foi sem as restrições da pandemia. A rede municipal fez adesão do Currículo Base de Educação Infantil e Ensino Fundamental do território Catarinense, atendendo as exigências da legislação, neste ano de 2022 reelaboramos o currículo para o município pois é uma ferramenta que norteia e fundamenta as práticas pedagógica dos professores e garante a qualidade do sistema de ensino com a participação de todos os colaboradores.

Outro objetivo da gestão foi reestruturação e atualização do Plano de Carreira do Magistério Público Municipal, o qual a mais de 20 anos não era revisto, sendo atendida reinvindicações dos profissionais da educação de acordo com a legislação, uma delas foi um terço de hora atividade, para tanto foram inseridas duas novas disciplinas na grade curricular, sendo “musicalização” na Educação Infantil e “Informática Educativa” no ensino fundamental.

Conforme destaca a Secretária de Educação Ducelia Naibo, houve um aumento significativo no número de alunos tanto na educação infantil como no ensino fundamental, totalizando em 2022, 601 alunos atendidos, um aumento de 13,47% em relação à 2021. Todos os alunos da rede municipal recebem ao início do ano, material escolar, os novos alunos recebem uniforme e as escolas recebem todo o material pedagógico necessário para realizar as atividades no decorrer do ano. O transporte escolar transcorreu dentro da normalidade, sendo que o mesmo é realizado dentro da legislação.

Para a Diretora de Educação da Secretaria, Beatriz Andreolli, “agradecemos a Deus pelo bom ano pois não tivemos pandemia, conquistamos diversos objetivos, atingimos nossas metas, mas mesmo assim ainda temos muito a fazer. Agradecemos aos colaboradores da educação, gestoras, motoristas, pais, alunos e a todos que fazem o melhor pelas nossas crianças”, destaca.

Para a Secretária Ducelia, “os desafios deste ano foram vencidos, com muita dedicação, por isso, nossa gratidão a todos que estão diariamente ligados à Secretaria de Educação. Desejo a todos um Natal e Ano Novo de paz, tranquilidade, reconciliação e perdão acima de tudo. Que o maior presente seja a presença de Jesus em sua casa, fazendo a festa no coração de cada um. Que Deus abençoe a todos com saúde, paz e amor”, finaliza.

Nutricionista

Oferecer alimentação de qualidade para as crianças é primordial para a Nutricionista Patricia Rigon, responsável pelas refeições dos estudantes da rede municipal. Conforme levantamento realizado, durante 2022 foram servidas em média, 150 mil refeições, sendo que no CEI I e II são servidas quatro refeições diárias.

Cultura:

Neste ano o departamento de cultura teve 422 matriculas em diversas atividades, sendo:

– Professor Gilberto Levulis: Coral Infanto Juvenil Estrela do Amanhã, Coral Gospel Nova Aliança, Coral Caibi Canta, Orquestra Elétrica Cantata, Fanfarra Municipal e Fanfarrinha de Natal, aulas de violão e bateria.

– Renato Brancher: Coral Primavera e aulas de violão.

– Mariano Gasparin: teclado e acordeom.

– Talia Gallon – aulas de dança.

– Daniela Morh e Natalia Feijó: Patinação.

– Danilo André – Aulas de teatro.

Conforme destaca a diretora Adriana de Oliveira, durante o ano, diversas apresentações foram realizadas com em diversos municípios, marcando presença também nas apresentações no município de Caibi. “Me sinto muito grata pela confiança do pais depositada a mim e aos professores neste ano. Agradeço a Administração Municipal Prefeito Eder Picoli, vice-prefeito Leonardo Gallon e Secretária de Educação Ducélia Naibo pelo apoio”. finaliza  

Esporte:

A CME de Caibi atende inúmeros caibienses na prática esportiva. Nas escolinhas de futsal e voleibol, futebol de campo em parceria com projeto Garotos de Ouro, projeto taekwondo em parceria com a empresa Solaris.

Durante 2022, foram realizados diversos campeonatos, envolvendo centenas de atletas, comissão técnica e torcida, como:

Campeonato municipal de futebol sete, campeonato municipal de futsal, campeonato municipal de futebol de campo, campeonato municipal de voleibol de quadra, campeonato municipal de bocha 48, copa Caibi de tênis, copa Caibi de futebol de campo, jogos da terceira idade em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Grupo de Idosos. 

Também os atletas representaram o município em diversas competições:

Campeonato regional de bocha raffa vollo amerios – taça riqueza – naipe masculino e feminino, Campeonato regional de bocha 48 – taça Caibi, Campeonato regional de bolão  CRE Palmitos masculino e feminino, Campeonato regional de futsal  – taça Mondai masculino e feminino, Campeonato regional cinquentões – taça Caibi, Campeonato regional de futsal Amerios – taça Sicredi Caibi presente em 3 categorias, Campeonato regional de bocha rafa vollo – taça Cunhatai – masculino e feminino, Campeonato regional de futebol de campo categorias de base – taça Fribtoh – municipio em parceria com o garotos de ouro – categorias sub 09 sub 11 sub 13 sub 15 e sub 17. Campeonato estadual de futebol amador – taça Unsa Beer – em parceria com o E. C. Juventude, Campeonato regional de voleibol de quadra – taça Grafipan masculino e feminino, Regional de voleibol sub 16 masculino e feminino. Campeonato regional de futsal categorias de base – taça Sicoob – Caibi presente nas 11 categorias, masculino e feminino, Campeonato regional de futebol de campo federado – Liga Chapecoense de futebol – em parceria com o E. C. Juventude, Eventos Fesporte: Jesc 12 a 14 e 15 a 17 anos em parceria com a EEB Dom Pedro II, Moleque bom de bola – 12 a 14 e 15 a 17; Jasc todas as modalidades da etapa micro. Taça Carlos Culmey participando em 21 modalidades.

Conforme o diretor de esportes Leonardo Vanzeto, “além de todas as atividades acima citadas, a Adminstração Municipal através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Departamento de Esportes vem investido frequentemente e constantemente na melhoria da prática esportiva, estrutura e proporcionando aos caibienses a prática de esportes, salientando que a mesma é ferramenta de união e socialização além de melhorar a qualidade de vida dos munícipes caibienses”.