SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAIBI DESENVOLVE A CAMPANHA DO JULHO AMARELO – MÊS DE PREVENÇÃO ÀS HEPATITES VIRAIS

Julho Amarelo é o mês de prevenção às hepatites virais e o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Caibi alerta quanto aos sintomas, que por muitas vezes é silenciosa e pode levar à morte.

Conforme destaca a enfermeira e responsável pela Vigilância Epidemiológica da Unidade de Saúde de Caibi, Rubia Paula Perin (foto) destaca os principais sintomas, “as hepatites virais podem causar sintomas como cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, mas o aparecimento desses sintomas é pouco frequente. Quando não tratadas a tempo podem causar sérios problemas à saúde como cirrose ou câncer hepático e, até mesmo, levar à morte”, comenta.

Ainda segundo Rubia, é importante que os munícipes procurem a unidade de saúde para realizar a testagem para o diagnóstico precoce da doença e realização do tratamento adequado.

Conforme informações da DIVE-SC, é necessário que os adultos testem regularmente para as hepatites B e C. Também precisam ser testadas as gestantes durante o pré-natal. O teste para as hepatites virais é gratuito e está disponível em todas as unidades básicas de saúde. Quanto mais cedo souber ser portador do vírus B ou do vírus C, mais cedo se trata e mais cedo se cura ou se controla essa infecção. No caso das gestantes, a testagem é importante para evitar que a infecção seja transmitida ao bebê.

Rubia comenta ainda que no município de Caibi é feito o acompanhamento de aproximadamente 200 pessoas que semestralmente realizam um exame de conferência da hepatite.

Além da testagem, existem outras formas de prevenção para essas infecções. Para a hepatite B há vacina oferecida gratuitamente na rede pública de saúde. A primeira dose deve ser aplicada no bebê logo ao nascer e as demais doses (vacina pentavalente) aos 2, 4 e 6 meses de idade. Pessoas não vacinadas nesta faixa etária podem receber a vacina em qualquer momento, independentemente da idade, em um esquema de três doses.