SALA DE SITUAÇÃO SE REUNE PARA DEFINIR AÇÕES CONTRA A DENGUE EM CAIBI

Na tarde desta quinta-feira (29), aconteceu uma reunião com responsáveis de diversos setores da Administração, como secretarias de saúde, assistência social e educação, direção das escolas, Polícia Militar, laboratórios, hospital, Câmara de Vereadores e demais entidades para a reativação da Sala de Situação, para tratar sobre a Dengue no município. Conforme destaca a Secretária de Saúde Cristiane Bentz, a situação no estado de Santa Catarina é considerada catastrófica, pois os casos aumentam dia pós dia e óbitos já foram confirmados. “Nós não queremos que o as pessoas passem pelo que passaram em 2022, onde tivemos muitos casos de dengue. Nós estamos fazendo a nossa parte quanto secretaria, mas precisamos da colaboração de cada um para evitarmos que a situação se agrave”, comenta. Ações educativas serão realizadas nas escolas e meios de comunicação. Continuidade de verificação em terrenos por parte do setor de endemias, sendo constatadas irregularidades nos terrenos, será passível de multa. As denúncias de locais com água parada podem ser feitas para as agentes de saúde ou diretamente com os agentes de endemias.

Ainda conforme Cristiane, como o município tem casos positivos confirmados pelo Lacen, nos próximos dias será feita aplicação do fumacê pela DIVE do estado.

Cuidados com a dengue:

Os cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito são:  Tampe os tonéis e caixas d’água; mantenha as calhas sempre limpas; deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; mantenha lixeiras bem tampadas; deixe ralos limpos e com aplicação de tela; limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; limpe com escova ou bucha os potes de água para animais; descartar adequadamente objetos que acumulam água e principalmente, utilizar repelente todos os dias, tanto pacientes com a dengue como quem está sadio.